03/03/2021 - A Comscore acaba de divulgar uma análise sobre o cenário de mídia da final da Copa Libertadores da América de 2020 nas redes sociais. A empresa aponta dados relevantes sobre o período, que servem de referência para companhias de varejo, marketing e publicidade que investem com foco no público esportivo. O levantamento traz o engajamento e performance dos principais varejistas, market share de plataformas, além de insights sobre ações de branded content e com influenciadores nas mídias digitais, com base em informações coletadas por ferramentas de social listening e análise de dados.
Em 2020, a 61ª edição da competição realizada anualmente pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) foi transmitida pela rede SBT, sendo a final disputada em um jogo único, no qual o Palmeiras foi o grande vencedor sobre o Santos. Como era esperado, o campeonato repercutiu de maneira expressiva nas redes: em seu levantamento, a Comscore registrou mais de 65 milhões de menções relacionadas ao tema durante o período, que se estendeu de janeiro de 2020 à janeiro de 2021, com destaque para os comentários no Twitter.
Apesar do alto volume identificado, na comparação das menções feitas no dia da disputa final de 2019, entre Flamengo e River Plate, o volume caiu 68%, representando um total de aproximadamente 1,1 milhão de comentários no último jogo da edição de 2020. No último mês do torneio, os dois maiores volumes de menções foram nos dias 12 de janeiro de 2021, quando o Santos jogou contra o Boca Juniors, e no dia 30 de janeiro, a data da final.
A Comscore também avaliou que as categorias que têm mais probabilidade de engajar com a conta social da Conmebol Libertadores: contas do segmento editorial e de finanças são 21 vezes mais propensas a engajar com o perfil oficial do torneio, governo é 20 vezes mais próximo, seguido pelos setores de mídia e entretenimento (19 vezes) e personas da área de mídia on-line (18 vezes mais favoráveis à interação).
"Considerado a paixão nacional, o futebol é um esporte que mexe com a emoção das pessoas. Nos períodos de grandes torneios, as redes se movimentam fervorosamente a respeito dos jogos e se tornam um ambiente estratégico para que as marcas se relacionem com seus públicos. Dessa forma, buscamos trazer nesta análise um compilado de dados que podem servir como inspiração para engajar no tema”, afirma Eduardo Carneiro, Diretor Geral de Operações da Comscore no Brasil.
Influencers e produtores de conteúdos mais relevantes
Entre os influenciadores e produtores de conteúdo que melhor performaram em volume de ações relacionadas à Libertadores, a Comscore identificou o influencer Whindersson Nunes e os jogadores Thiago Ventura e Ronaldinho com os resultados mais promissores em parceria com o site de apostas SportingBet. Por meio de IGTVs, Whindersson alcançou em um único publipost 1,1 milhão de ações, resultado 3,4 vezes maior do que o apresentado por Ventura e 7 vezes acima do que Ronaldinho registrou para a mesma marca. Ao todo, 21 publicações neste formato geraram mais de 1,6 milhões de ações referentes à final do torneio em 2020.
Conteúdos estratégicos
A análise da Comscore aponta ainda que os conteúdos relacionados ao último jogo foram invadidos por emojis da cor verde, que remetem visualmente à torcida organizada do Palmeiras. Além disso, na nuvem de palavras formada pelas publicações, a hashtag da Fox Sports aparece organicamente junto a palavras mais próximas ao torneio, como Palmeiras, Santos, Libertadores e Conmebol.
Já entre as marcas que tiveram destaque no período, Centauro, Brahma e Crefisa realizaram ações de branded content dentro da conta social do Palmeiras no Facebook. As duas publicações patrocinadas pela Centauro resultaram em mais de 77 mil engajamentos, já Brahma e Crefisa realizaram apenas um investimento, com alcances de 20 mil e 8 mil, respectivamente.
Sobre a Comscore
A Comscore (NASDAQ: SCOR) ajuda especialistas em marketing e empresas de mídia em cada etapa do ciclo de publicidade, em todas as plataformas. Com dados que combinam inteligência digital, TV ao vivo, visualizadores de filmes e OTT com informações avançadas sobre o público, a Comscore permite que compradores e vendedores de mídia quantifiquem o comportamento de várias telas e tomem decisões de negócios com confiança. Líder comprovado na medição de audiências digitais, audiências de set-top box e publicidade em escala, a Comscore é uma fonte independente, confiável e abrangente de terceiros para medição entre plataformas.
Para mais informações sobre a Comscore, visite o site Comscore.com.
|